130221_rogers_website_updated_Page_102_Image_0001.tiff

Tártaro em Cães e Gatos

DSCN0338

          Cães. Gatos. Mau hálito. Essa associação corriqueira nem sempre recebe a devida importância. Isso porque a maioria dos proprietários desconhece que por trás dela esconde-se uma doença: a doença periodontal.

         Os cães e gatos, quando se alimentam acumulam restos de comida entre os dentes assim como nós.    Felizmente nós temos o hábito de higienização dos dentes, os cães e gatos não (pelo menos não a maioria).

         Imagine só o que acontece com os dentes e gengiva de um animal que se alimenta diariamente durante anos  acumulando restos de comida. Mas também imagine só a dificuldade em passar fio dental e escovar os dentes do seu cão ou gato diariamente.

         O resultado desse descuido é um acúmulo de bactérias que se instalam na boca e nos dentes e formam placas amarelo-acinzentadas (tártaro) gerando a doença periodontal.

         Inicialmente ocorre um pequeno acúmulo dessas placas, discreta infecção na gengiva e mau hálito que podem evoluir para grandes placas nos dentes, severa infecção na gengiva e mau hálito (agora já péssimo hálito). A essa   altura   já se   pode  observar um comprometimento   da   parte   óssea e amolecimento dos dentes, chegando em alguns casos a migração de bactérias para órgãos vitais como rins, fígado e coração, podendo gerar falha na função desses órgãos.

         O tratamento da doença periodontal é feito através da remoção das placas de tártaro com equipamento de ultra-som em todas as faces dos dentes e sob a gengiva, polimento dentário e desinfecção de toda  a boca. Para a realização desse procedimento o animal  tem necessariamente que estar anestesiado e requer o uso de antibióticos dias antes e dias depois do tratamento. Poucas horas após o tratamento o animal já pode ir para casa e voltar a sua vida normal, agora com boca e dentes limpos e sem aquele mau hálito.

         Todo animal de estimação deve ter a boca e os dentes avaliados periodicamente por um veterinário para prevenção e se necessário tratamento da doença periodontal. 

                                                                                                           Marcos Libonati                                                                                                                     CRMVSP 14731

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>